quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Henrique Afonso sai do PT

Nesta manhã de terça-feira, 22 de setembro de 2009, o Deputado Federal Henrique Afonso anuncia sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores. Depois de uma década filiado ao PT, tendo vindo do PCdoB, o Deputado se decide por deixar a agremiação que o fez por duas vezes Deputado Federal. E isso se dá devido aos últimos acontecimentos relacionados à posição firme do Deputado contra o aborto em qualquer hipótese. Essa tomada de posição do Deputado, contrariando Resolução do PT, impôs-lhe um julgamento interno por conta de processo disciplinar movido pela Secretaria de Mulheres do PT, o que resultou em punições ao parlamentar, como: suspensão por três meses, a contar da data do julgamento, das atividades partidárias e a proibição de participar, pelo período de dois anos consecutivos, como representante do Partido na qualidade de membro titular ou suplente, da Comissão de Seguridade Social Saúde e Família da Câmara dos Deputados.

Essa punição imposta ao Deputado foi gota d'água que faltava para que o mesmo deixasse a agremiação partidária.

Na verdade, desde há algum tempo Henrique estava incomodado com a sua relação com a cúpula do PT e com o Governo do PT no Acre. Pessoas próximas a ele sempre testemunharam esse seu descontentamento, principalmente nos últimos meses.

Henrique Afonso se indispôs com o PT por conta de suas convicções religiosas que contraria algumas normas, orientações e resolução partidárias.

Henrique afirma que está saindo do PT, mas não da FPA. Deverá ir para o PSB (agremiação com maior número de evangélicos no Acre) ou para o PV, seguindo os passos de Marina Silva. Neste podendo ser, inclusive, candidato ao Senado. Agora é esperar pra ver.

Na verdade, depois desse acontecimnento o PT do Juruá perde a sua maior liderança e um político que sempre esteve à frente de grandes projetos pra região e, enfatize-se, radicalmente honesto.

Por fim, vale dizer que o PT do Acre perdeu duas das maiores referências de radicalidade no campo da ética: Marina e Henrique.

0 comentários:

Postar um comentário